Cadastre-se

Nesses primeiros dias de julho de 2024 a cadeia do leite apresenta um cenário tipicamente sazonal, onde os efeitos da redução das temperaturas em regiões de expressiva produção e consumo norteiam os comportamentos da produção e do consumo dos lácteos.

Na região sul do Brasil, vimos um aumento da produção de leite no transcorrer de junho, processo que ocorreu próximo de uma normalidade histórica nos estados do Paraná e de SC. No RS, por outro lado, ocorreu num ambiente de recuperação pós tragédia climática. A redução das chuvas e a maior radiação solar deram sustentação para uma maior oferta de pastagens, mesmo que ainda longe de uma condição normal e histórica que caracterizam a produção leiteira gaúcha nessa época do ano.

Quando observamos outras importantes bacias leiteiras distribuídas pelas demais regiões brasileiras, verificamos um comportamento sazonal muito próximo a normalidade para época. Em junho, verificamos uma produção que tendeu a estabilidade, mas que ao mesmo tempo deu mostras de aumento na produção em locais pontuais. Contribuíram para a interrupção, a queda sazonal da produção; a troca leite-grãos (ração concentrada), pelos sistemas de produção mais intensivos; além das boas chuvas que aconteceram em algumas regiões do NE.

No geral, neste momento, verificamos uma oferta crescente de leite no Brasil, na soma da produção interna, da importação e da exportação de lácteos, que somada a um consumo com comportamento típico sazonal e com estoques regulados, vemos um mercado caminhando normalmente. Porém, como sempre, o cenário é de atenção para fatores que possam alterar a situação atual, em especial a oferta de leite, tanto interna, como a externa. Neste contexto, o mercado de leite spot tem sido visto como um importante sinalizador de mercado.

Na Plataforma Leite Spot constatamos os reflexos deste momento registrando mais ofertas de compra de leite, do que de venda. O painel de ofertas da plataforma é um sinalizador do comportamento do mercado, onde oferta e demanda se encontram. A oportunidade está aberta para quem tiver produto para vender!

 Autor: Jeferson Luís Beléia Farias, Engenheiro Agrônomo, sócio da Plataforma Leite Spot.